16/03/2012

Porque Daigo Umehara é conhecido como "The Beast"?

Quantos de vocês desejaram ao menos uma vez na vida não fazer mais nada além de jogar videogame, e ainda serem pagos para isso? Pode parecer o sonho de todo jogador, mas acredite: a vida de um profissional dos videogames está longe de ser o bonus stage que todos pensam que é. Assim como qualquer competição de alto rendimento, é preciso muita dedicação para chegar longe no esporte eletrônico.


Daigo Umehara é um japonês (nascido em 19 de maio de 1981) da cidade de Aomori, é um jogador profissional de games de luta 2D, principalmente os lançados pela Capcom (Street Fighter). Daigo vem vencendo vários torneios de games de luta desde 97, no ano de 2004, em sua luta da semi-final (de Street Fighter III 3rd Strike) com Justin Wong na EVO (o maior torneio de jogos de luta do mundo), Daigo venceu por muito, muito pouco esse duelo que foi considerado a maior luta de games de todos os tempos.

Nesse campeonato, Daigo enfrentava um jogador norte-americano (Justin Wong), no fim do ultimo round da partida numero 1, Daigo, usando o personagem Ken, estava em seu último pixel de vitalidade. Desse modo, qualquer ataque especial bem sucedido (mesmo que defendido) que o adversário lançasse (um simples hadouken) acabaria com Daigo, pois ataques especiais causam "dano chip" (dano chip = quando um personagem perde vitalidade mesmo defendendo o golpe). Em uma tentativa de ganhar o round, Justin Wong, usando a personagem Chun-Li, executou um Super Combo (um comando que usa a barra de energia carregada durante a luta para desferir um golpe muito mais forte que o golpe especial) chamado "Hou Yoku Sen". No entanto, ao invés de tentar esquivar-se do golpe, Daigo executou um "Parry", (uma técnica que permite o personagem bloquear um ataque sem perder vitalidade) mas para que fosse bem sucedida, o jogador precisava movimentar seu personagem em direção ao oponente exatamente no mesmo momento que os golpes fossem desferidos. Após o Super Combo ser lançado, não apenas os 15 golpes de Chun-li foram bloqueados pela técnica Parry, mas Daigo também conseguiu fazer um Super Combo muito poderoso, derrotando Wong. Este momento foi gravado e depois liberado na Internet, ganhando grande popularidade. A GamePro considera este feito o maior momento da história do videogame profissional.

Confira o ultimo round dessa incrível luta de Daigo vs Justin

Essa foi a melhor luta de Street Fighter... não.. não só de Street Fighters, mas foi considerada a melhor luta de jogos de luta de todos os tempos.
Daigo aparou todos os 15 chutes da Chun-li (que tinha o super mais rápido e com mais hits de todos), um super quase impossível de aparar com o comando parry, e isso já era motivo de comemoração, mas não acabou por aí... Daigo, após aparar todos os golpes sem uma gota de vida, consegue finalizar com um Super e conquistar a vitória.


Daigo, recebeu o apelido de "the beast" (a besta), devido ao seu estilo agressivo de jogar, além de ser considerado pela mídia japonesa o jogador mais dominante dos games de luta 2D (duas dimensões).

A Arcadia Magazine, em 2009 promoveu um torneio entre Daigo e alguns dos melhores jogadores de Street Fighter 4 da atualidade, pra descobrir de fato, quem era o Rei. E veja no que deu, os vídeos abaixo valem cada segundo, são verdadeiras aulas:

CONFIRA OS VÍDEOS






Parte dessa matéria foi retirada do site Papo de Homem
Confira a entrevista de Daigo feita pela impressa Brasileira. clique aqui
Confira a entrevista de Daigo feita em uma de suas visitas ao Kuwait. clique aqui



VEJA TAMBÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário